Wednesday, September 5, 2007

a ilusão da liberdade

"A liberdade é uma noção que designa, de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano.
De maneira positiva, ela designa a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Isto é, ela qualifica e constitui a condição dos comportamentos humanos voluntários."
in wikipédia

Adoro quando alguém diz qualquer coisa do género "sou livre e quero continuar a ser"!
Mas quem raio é verdadeiramente livre neste mundo?
A liberdade é a desculpa mais ferrujenta para determinadas situações e um objectivo completamente utópico!!

Quem quer ser verdadeiramente livre??
Eu digo que ninguém...
(na verdade a maioria das pessoas que se orgulha, e diz aos quatro ventos que é livre, e que é porque quer, não o querem ser de verdade...apenas gostam da agradável sensação da coisa, nada mais)

Porque para se ser completamente livre, teremos de nos libertar de tudo, horários, laços familiares e de amizade, lugares comuns... E quem não gosta de ter uma família, uma casa onde morar, um emprego ou qualquer coisa que se assemelhe a isso que lhes dê o ordenado ao fim do mês (vivemos dependentes do dinheiro, porque sem ele nem comer podemos, a menos que andemos a roubar hortas ou assim)...

Ninguém é completamente livre a partir do momento que tem de se levantar às 7h da manhã para chegar a horas ao trabalho!!
Esta sociedade não deixa espaço para a liberdade verdadeira, apenas para o frequente e utópico objectivo de "ser livre", sem o ser realmente!

Se calhar sou eu que tenho uma visão muito deturpada daquilo que é a liberdade, ou então são os que andam no engodo de acharem que são livres que têm uma visão muito romanciada da coisa...

1 comment:

Anonymous said...

"I don't wanna be free, i just want things for free.."
beijos coelha