Tuesday, September 13, 2011

Senhores camionistas:

Eu gostava de perceber camionês, essa língua que como toda a gente sabe os camionistas falam! Mas não percebo, para mal dos meus pecados (ou não)...
O que acontece é que isto leva a uma incompreensão de determinados sinais que acaba por ser difícil gerir.
Passo a explicar a seguinte situação, que é aquela a que me refiro, e que acontece quase todos os dias.
Lá vai ela auto-estrada fora, na voiture mai' linda sobre a qual o mundo já botou o olho, descansada da vida, a pensar cá com os seus botões, ouvindo a sua rádio, maaas eis que de repente "Fon Fon!" toma lá uma apitadela de um senhor camionista. Isto é uma coisa que me agasta, senhores, só Deus sabe o quanto. Eu já cheguei a parar em plena auto-estrada (arriscando na pele uma multa valente), para me certificar que estava tudo bem com a voiture, que nenhum pneu tinha furado colocando a minha vida em perigo (manias cá minhas), que nenhuma pedra me tinha partido um bocado de carro, ou outras desgraças afins, porque como toda a gente sabe o "Fon Fon!" dos camionistas é um sinal inegável de que algo não está bem, e como pessoas que passam horas pelas estradas, toda a gente sabe, mais uma vez, que o camionista é uma espécie de zelador da estrada.
Pois, mas não.
Parei umas quantas vezes e nada.
Depois houve outras vezes que os estava a ultrapassar e eles "Fon Fon!" e eu, ai coitadinho, se calhar passei-o e voltei à faixa cedo demais e o desgraçado teve de travar, pensava eu cá com os meus botões.
Até que percebi que não, não há um acontecimento constante que os leve a apitar.
Eu tanto posso estar na outra faixa, como a ultrapassar, como a fazer o que eu quiser, que volta e meia "Fon Fon!"
Assim, tendo em conta que eu não consigo perceber o que raio me querem dizer, eu agradecia com bastante apreço que deixassem de se dirigir a mim com "Fon Fon!", se algum dia quiserem ser mais explícitos na razão do "Fon Fon!" eu agradeço, senão abstenham-se, que me enervam.

No comments: