Wednesday, October 11, 2017

Mais de um livro por mês

Maio

Animal farm, George Orwell
A história é bastante linear, existe uma quinta que era gerida por humanos e depois de uma revolução passa a ser por animais.
Este livro é espetacular porque faz uma série de analogias brilhantes.
Apesar de relatar a postura e comportamentos dos animais as semelhanças com os humanos são grandes.
Acho que mais uma vez consegue ser uma sátira à governação e ao modo como os animais combativos se vão tornando "carneirinhos".
5 estrelas

Objeto quase, José Saramago
Este livro consiste numa compilação de pequenas crónicas.
A escrita é algo diferente do habitual de Saramago, provavelmente pelo fato das crónicas terem sido escritas nos primórdios da sua escrita.
3 estrelas

Junho

Foi um mês de encerrar capítulos, terminar livros começados e abandonados ou a meio desde há muito tempo.

A Casa Verde, Mario Vargas Llosa
Já tinha este livro há anos na prateleira, julgo que pouco depois dele ter ganho o Nobel.
Foi um livro que já tinha começado a ler - aí as primeiras 30 páginas, e deixei de parte.
Voltei a pegar na esperança que o livro fosse ficando mais fácil. A verdade é que não fica. Tem várias histórias a decorrer ao mesmo tempo, uma série de personagens que por vezes se intercruzam em tempos e locais diferentes, por isso mesmo nem sempre é fácil prosseguir a linha da história.
2 estrelas

Inteligência emocional, Daniel Goleman
Decidi comprar este livro porque tinha uma grande curiosidade neste tópico da inteligência emocional. No entanto, já tinha quase um ano de estar em leitura.
Talvez por não ser propriamente um livro de "histórias", aborda conceitos muito específicos e por isso mesmo é necessário estar no comprimento de onda certo para o ler.
Ajuda-nos a ter ideias sobre o funcionamento de nós mesmos e das diferentes interações em sociedade.
3 estrelas

Staring at the Sun - Overcoming the Terror of Death, Irvin Yalom
Decidi ler este livro a conselho de uma pessoa que admiro (de um ponto de vista profissional). No entanto à semelhança do anterior também aborda conceitos muito específicos para os quais é preciso estar inspirado. Pelo que devia estar em aberto há um ano e meio ou dois.
Acredito que nesta fase da minha vida não tenha tido o impacto esperado. Na verdade segundo o autor todos tememos de uma forma ou de outra a morte. Eu tenho uma série de medos e inquietações, mas este da morte não é assim tão premente. Talvez tenha de resolver os outros até chegar a esse, ou então à medida que avançar na idade e previsivelmente me aproxime (dentro do que é esperado pela lei da natureza) dela talvez seja diferente...
2 estrelas

Julho

Aqui e agora - Mindfulness, Vasco Gaspar
Ora aí está outro livro que já levava uns 2 anos de arranque inicial com uma paragem de mesmo muitos meses pelo meio.
Mais uma vez para ler o livro e fazer o que é proposto - 8 semanas de mindfulness é preciso tempo, motivação e acima de tudo necessidade.
Numa altura em que o stress atacou vi-me obrigada a recorrer aos vários meios para melhorar a convivência com ele, por isso deitei mãos à leitura.
A leitura é muito fácil e solta, os exercícios se se seguir a rotina também. Para quem já sabe qualquer coisa de meditação ou mindfulness pode parecer um pouco básico, mas também é bom voltar ao início.
3 estrelas

A ignorância do sangue, Robert Wilson
Parece que terminaram os livros por terminar, passo a redundância.
Este livro também já o tinha comprado há anos, gostei muito do "Último Acto em Lisboa" e "O Cego de Sevilha" do mesmo autor, mas o fato de ser um livro bem volumoso deixava-me sempre a pensar que se calhar não ia conseguir terminá-lo.
Não é muito diferente dos anteriores, ou seja o estilo de escrita está lá. É um policial com várias linhas de acontecimentos e investigação e que prende à medida que se vai desenrolando.
4 estrelas

Agosto

Entre os assassinatos, Araving Adiga
Comprei o livro na última ida à fnac, era portanto um livro acabadinho de aterrar à estante.
Comprei por ter adorado "O Tigre Branco" do mesmo autor e que já li há bastante tempo.
Ao contrário do anterior que segue apenas uma linha de história este é a junção da narrativa de vários "contos" que no entanto retratam o quotidiano da Índia com tudo o que existe de bom e de mau, focando claro está mais no mau, pois aborda a questão da injustiça das castas, da segregação que ocorre em face da religião a que cada um pertence, da dificuldades da classe pobre, por aí. Muito vivido, impressionante e acredito que real claro está. Gostei muito da narrativa e dos contos.
5 estrelas

Be Loved, Toni Morrison
Outro livro que estava na estante há vários anos, foi uma daquelas ofertas em jornais, o papel é daqueles grossos, a capa é feia e pouco apelativa por causa disso é que há-de ter ficado sempre para último.
Aborda também um tema que não é fácil deglutir -  a escravatura, que tem tanto de real como de triste, moralmente reprovável, vergonhoso, enfim um sem-fim de adjetivos pouco simpáticos.
As primeiras páginas do livro não são fáceis pois pegam numa série de nomes e lugares e a pessoa não percebe nada. Parece que começa a meio, mas em resistindo a essas primeiras dificuldades narrativas, a história vai sendo naturalmente descrita. De forma brutal por vezes, mas infelizmente também real e é importante que não nos esqueçamos deste período triste da nossa história mundial.
4 estrelas

No comments: