Friday, August 31, 2007

Análise das amigas onças...

Cá está um tema que eu passo a vida a falar, eu sei, mas dado que é extremamente traumatizante para alguém descobrir que tem uma amiga onça não admira que tanto motivo de conversa dê...
E depois de muita investigação, afincada e de elevado grau de fiabilidade, baseada numa amostra de 3 amigas onças (não todas minhas, claro, senão neste momento já tinha havido sangue...uma chegou e bastou-me), cheguei a duas conclusões, ou aliás, a duas premissas que são necessárias e talvez suficientes por si só...
Então é o seguinte:

1- todas as amigas onças sofrem de um distúrbio de personalidade denominado 'personalidade histriónica'
Um padrão invasivo de excessiva emocionalidade e busca de atenção, que começa no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos, como indicado por cinco (ou mais) dos seguintes critérios:
(1) sente desconforto em situações nas quais não é o centro das atenções
(2) a interacção com os outros frequentemente se caracteriza por um comportamento inadequado, sexualmente provocante ou sedutor
(3) exibe mudança rápida e superficialidade na expressão das emoções
(4) usa consistentemente a aparência física para chamar a atenção sobre si próprio
(5) tem um estilo de discurso excessivamente impressionista e carente de detalhes
(6) exibe autodramatização, teatralidade e expressão emocional exagerada
(7) é sugestionável, ou seja, é facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias
(8) considera os relacionamentos mais íntimos do que realmente são.


2- todas as amigas onças têm fraco sentimento do que é ou não moral, dada a falta de cuidados e atenção prestados no seu crescimento
- problemas a nível doméstico, nomeadamente separações traumatizantes e/ou pais que não lhes prestam a devida atenção resultam num carácter estranhamente desprovido de valor moral, sem carácter equilibrado, resultando numa necessidade excessiva e incompreensível de "se fazerem sobressair"

4 comments:

PP said...

Pois as amigas da onça sao sempre tema de conversa pq ainda existem alguns exemplares por ai... Espero é q n me calhe a mim nenhuma mas tb n me dou c mts pessoas do tipo "histrionico" por isso vamos esperar q nao! =P Ah e eu ate me acho bastant equilibriada por isso cmg podes estar descansada.. ;)beijoooo

Anonymous said...

A pedido de muitas famílias e mulheres destroçadas por "onças" famintas e sedentas de atenção (e não só...)penso que impera a publicação de um livro (ou pode mesmo ser uma bróchura) da responsabilidade da autora deste blog que se deveria intitular: "Amigas da onça - O manual de sobrevivência". Em subtítulo: "Como as reconhecer e exterminar". Possivelmente na contra-capa (juntamente com uma foto em disfarce de coelhinha playboy): "Eu já tive a minha e sobrevivi...Agora é tempo de você abrir os olhos!" lolol
Beijinhos, luís

Gaja Boa 1 said...

Daasseee, pela análise já identifiquei algumas onças na minha vida!!! Vou tratar de limpar esta selva, porque pa onça, só mesmo eu.... KÉISSO???

Fiquei preocupada...

beijos limpos

Nuno said...

Soraiaaa! Finalment descobri o teu blog ehehe!
Este post... pah.. ja tinha ouvido falar nele :P
Bj gd