Friday, July 10, 2009

Emigrar, sim ou não?

Por mais aberta que seja a experiências de emigração temporária, a emigração definitiva é uma ideia que em si me assusta um pouco...

Emigrar uns meses em trabalho ou para estudar agrada-me bastante, uma vez que é uma experiência pela qual eu própria já passei, e acho que me enriqueceu bastante, em termos de abertura mental, de conhecimento de pessoas e culturas diferentes, e inclusivamente novos interesses! No entanto a simples ideia de partir sem saber quando ou se iria regressar não me agrada assim tanto...

Acho que não tenho espírito emigrante, deixar tudo para trás e ir em busca de uma aventura com fim definido é uma coisa, deixar tudo para trás para sempre para começar uma nova vida algures é outra completamente diferente... E a verdade é que apesar de ter adorado o meu ano Erasmus, em diversas situações senti-me há tempo demais fora da 'minha terra', e eu adorei aquela cidade, ai se adorei... No entanto por mais que a adorasse, por mais que adorasse aquela vida simples e livre, por mais que adorasse as pessoas com quemtive o prazer de compartilhar dias, serões, viagens, pensamentos, emoções, faltava-me o meu cantinho, faltavam-me os lugares que conheço desde sempre, aquelas pequenas coisas que parecem insignificantes, mas que acabam por ser cruciais, autênticos 'portos de abrigo' ou rituais...

O que seria de mim sem uma ida à praia num dia em que o sol se faz sentir mais forte, um encontro causal com um/a amigo/a na rua, um chá combinado em cima do joelho, uma ida ao café onde sei que vou encontrar exactamente aquelas pessoas, a certeza que posso não ver x ou y há bastante tempo, mas a quem a qualquer momento posso ligar e organizar um encontro ..

É que abalar para sempre é uma coisa muito definitiva, e a mim que tenho e gosto de ter tão pouca coisa definitiva ainda isso é uma coisa demasiado forte, comprometedora... É cortar várias vias possíveis, é uma escolha que invalida outras, é optar por um caminho que se for mau a única culpada serei eu por isso...

Enfim, se calhar sou pouco corajosa e pouco optimista, é verdade... Mas de Portugal já conheço a realidade... No fundo se calhar é também medo do desconhecido... O conhecido por pior que seja é previsível, e isso de certo modo até me reconforta...

3 comments:

Soraiadodot said...
This comment has been removed by the author.
PP said...

Compreendo aquilo que dizes... De facto emigrar temporariamente ou definitivamente é mesmo muito diferente. Eu acho tambem que nos temos a sorte de viver num país optimo cheio de oportunidades para uma vida com qualidade e por isso tambem fica mais dificil partir... Pensei varias vezes este ano como seria ficar em Barcelona "para sempre". Estudar/trabalhar naquele hospital, fazer daquela cidade a minha cidade e a verdade é que apesar de adorar cada bocadinho muito daquilo não tem quase nada a ver com a realidade em que crescemos, que estamos habituados e que ja faz parte de nós e da nossa forma de ver o mundo. No fundo gostamos de conhecer novas realidades mas estamos satisfeitos com a nossa e o sair do pais é uma forma de enriquecermos não uma forma de procura de algo que falta e que queremos mudar. Assim, voltamos e quedamos por aqui..!

Beijo!

Apoio ao Emigrante said...

O melhor é sempre ir experimentando vários países, e ficar naquele em que nos sentimos ema asa.