Saturday, July 4, 2009

O Padre F. vai embora

Pode ser que um dia me esqueça dele (a minha memória é um bocado fraca), mas ao menos um dia dediquei-lhe um post...

Assim este post é dedicado ao Padre F., que se vai embora da paróquia... Dizem que já cá está há muito tempo, há pelo menos 17 anos... Eu não sei, só sei que me lembro dele desde sempre, mas lá está, a minha memória pode estar a falhar-me...
Bom, primeiro podia dissertar o quão injusto é para além dos padres não poderem casar, o facto de terem de andar sempre a mudar de paróquia... Porque para mim não faz sentido, os padres são um pouco como a família mais afastada, é para lá estarem sempre, mesmo que só se vejam no Natal...
Bom mas a verdade é que o Padre F. não é um padre qualquer, porque se fosse um qualquer nem merecia um post...

-O Padre F. celebrou a minha 1ª comunhão...
- O Padre F. foi acampar com a malta para a Zambujeira do Mar...
- O Padre F. celebrou o meu crisma...
- O Padre F. e eu discutimos coisas importantes (tivémos conversas bastante interessantes) e discutimos coisas insignificantes (nomeadamente como onde ficava melhor a fonte do presépio, à frente ou atrás do monte das ovelhas, ou qualquer coisa parecida)...
- O Padre F. foi comigo aos Açores e subimos ao pico juntos (ele à minha frente sempre claro... Sempre suspeitei que o sacana - no bom sentido atenção - levava ali um aditivo qualquer no cantilzinho... Ah e transportou-me a tenda a maior parte do caminho...), e quando chegámos ao Aeroporto da Portela disse para o meu pai que devia arranjar um hotel 5 estrelas, que nunca viu ninguém queixar-se tanto de tudo... Homem sábio, é verdade!
- O Padre F. faz homílias que eu não consigo seguir até ao fim, por mais que me concentre nunca consigo seguir a linha de raciocínio...
- O Padre F. recusou-se a dar a óstia a um primo meu 'porque ele não se confessava há muito tempo'...
- O Padre F. tinha uma 'barraquinha nas festas' que era a melhor barraca de sempre (todas as minhas amigas a adoravam, e havia quase um grupo de 'fãs' oficial do Padre F.)!
- O Padre F. não gosta que se bata palmas na missa (concertadas, teatradas e afins também não...), mas o que é facto é que nos últimos tempos já ia achando piada...
- O Padre F. é do Benfica...
- O Padre F. é festeiro (aqui está um eufemismo para gostar de beber o seu copito em dias de festa, e pagar uns copos à malta, mas isso não se pode dizer do senhor prior, portanto digo antes que é festeiro...) e fuma cachimbo (e aqui não há mesmo segundas intenções, atenção)!
- O Padre F. celebrou a maioria dos casamentos e funerais a que eu fui na zona...
- O Padre F. é um ex-libris da vila... Como ele não há nenhum... Nem haverá jamais...

Espero que para onde quer que ele vá, que seja bem recebido, e faça sucesso... A verdade é que ao início se estranha, mas depois se entranha... Homem teimoso, mas ao mesmo bondoso e de excelente carácter! Mais que um padre, é uma pessoa 5 estrelas*

No comments: