Tuesday, September 14, 2010

Backlight/Contraluz (2010) - Fernando Fragata

Eu gosto e fico orgulhosa quando o que é nacional e bom. Andava para ir ver o filme desde que estreou, mas no dia que estava para ir ver fui ler as críticas do cinecartaz e eram tão más, mas tão más, que decidi logo à partida que não ia ver, porque era banhada na certa. E os comentários que li em alguns blogs também eram bastante desanimadores, de maneira que a minha ideia de ir apoiar o cinema português foi por água abaixo. Apenas passado um tempo em conversa com a minha irmã, e dado que até temos gostos cinematográficos semelhantes,quando ela me disse que o filme era giro e valia a pena ir ver, é que comecei a ter vontade de novo de ir vê-lo. E tenho a dizer que não percebo porque é que as pessoas dizem TÃO mal do filme. Isto é, não é concerteza o filme da minha vida, mas não é nada mau! E melhor, foi feito por um português!! E até tem actores portugueses!!! Não é que eu vá a correr ver tudo o que é feito em PT e/ou por actores portugueses, mas se calhar é mais uma razão para sentir um certo orgulho (do esforço deles, que o ministério da cultura e afins, pelo que já percebi de algumas entrevistas com o realizador e com o Joaquim de Almeida poucos foram os apoios). Eu tenho cá para mim que as pessoas ao invés de apreciarem mais o filme, por ter sido feito por um conterrâneo, têm gosto é em criticar cada pormenor, cada coisa que podia estar um bocadinho mais bem conseguida. Sinceramente... Li críticas tão ridículas "Pior filme de sempre..." bla bla bla (só devem ver cinema TOP de certeza porque eu lembro-me de filmes bem maus). É um bom filme. Aconselho. Quem não viu vá ver! Depressa, que já está em pouquinhas salas ;)

No comments: