Thursday, March 17, 2011


Uma vez, no Verão, quando era ainda uma jovem piquena inconsequente, mas não tão pequena assim para não saber o que andava a fazer, fui a um centro comercial com a famelga depois da praia, provavelmente porque era preciso ir ao supermercado, e concomitantemente estava a haver uma feirinha com coisas daquelas assim género étnico que eu adoro (apetece-me sempre comprar tudo, mesmo que não precise de nada) e lembro-me que vi um candeeiro que gostei muito, e como estava sozinha, enfezadinha, com roupa da praia, cabelo salgado e etc etc, quando perguntei ao senhor quanto custava ele respondeu-me:
- "É muito caro..."
Ainda hoje, principalmente quando entro numa loja mais chique e se estiver menos arranjada, que é como quem diz com uma roupa mais descontraída, um téni e uma cara deslavada de um dia de trabalho, sinto volta e meia um certo olhar que classifico algures entre a má vontade e a simpatia farçola das lojistas, que por sua vez estão 1000 x mais arranjadas que eu: muito maquilhadas, gânfias de gel bem afiadas, perfumadas e outfit bem engomado.
Confesso que não gosto muito das lojas em que entro e vão logo atrás de mim:
-"Precisa de ajuda?"
Eu gosto de andar à minha vontade, a ver e a tocar no que bem entender sem controlo policial atrás, é por isso que gosto das lojas grandes e impessoais como as grandes cadeias (shame on me). Ou isso ou o comércio tradicional, daquelas coisas que são feitas pelas próprias mãos, disso eu também gosto, como já disse atrás tenho vontade de comprar tudo. Mas adiante, claro que isto das grandes cadeias depois tem o reverso da medalha que é nomeadamente quando não acho peças com o meu número ir perguntar se "Tem mais pequeno?" e já saber que a resposta será INVARIAVELMENTE "Só temos o que está exposto." (Ás vezes ainda me questiono "Mas porque raio ainda me dou ao trabalho se já sei a resposta?!"). Excepto a Zara, na Zara já me foram buscar coisas ao armazém sem estrebucharem.

Tudo isto para dizer que não é preciso ser prostituta para uma pessoa às vezes sentir-se indesejada, é que há algumas lojistas que são tão prestáveis que mais parece que estão em permanente frete, outras que acham que olhando para ti sabem se tens ou não dinheiro para comprar o que andam a vender, outras que decididamente não nasceram para aquilo.

No comments: