Friday, May 7, 2010

Agora a Sério!


"Henry, um dramaturgo dividido entre duas actrizes, Charlotte e Annie, é o protagonista de Agora a Sério (The Real Thing, 1982), uma tragicomédia em que Tom Stoppard (n.1937) usa o teatro dentro do teatro para lançar no palco um debate sobre as ideias-feitas de fidelidade, realidade e talento. Sob a metáfora de um castelo de cartas, amor, sofrimento, ciúme e alegria transfiguram o palco, figurando a vida e os jogos de enganos e desenganos em que as pessoas se conhecem e dão a conhecer. Quando poderemos dizer que «agora é a sério»?"

Tecer situações de grande carga emocional e dilemas às personagens, acerca de assuntos sobre os quais qualquer espectador tem uma opinião, diria eu que é o mote da peça. Salvo algumas partes demasiado específicas, lembre-se que este é um texto adaptado, que me tentaram a abrir a boca, a restante peça foi agradavelmente passada. É uma espécie de 'e se eu estivesse nesta situação', sem me ter sentido demasiado coagida a procurar afinidade pelos personagens, mas por outro lado também não me ter sentido pressionada a diferenciar-me em excesso. Um misto que corre bem, sabe bem, e que vale a pena ser visto.

No comments: