Wednesday, May 19, 2010

Coisa de pobre

Mais uma vez vou falar mal de Portugal, ou mais especificamente dos portugueses, que o pobre do país não tem culpa de ser habitado por quem é.
E isto só quer dizer uma coisa: Estou há demasiado tempo em Portugal.
Porque enquanto não estou cá tenho muitas saudadinhas e não penso noutra coisa senão voltar, que não há nada como Portugal e os portugueses, e o tempo, e a praia, e as pessoas alegres e despreocupadas que me fazem tanta faltinha. Mas quando passo muito tempo por cá (não cruzo a fronteira há mais de 2 meses) só me apetece é ir embora, encho-me de críticas a mim e aos que me rodeiam, que tudo está mal, o governo não presta, até os pólens estorvam e tudo me faz fornicocos. É verdade que também sofro um bocado daquela Síndrome do 'Só estou bem aonde não estou', descrita tão bem em música pelo grande António Variações, que na altura sobrevivia era a cortar cabelos que Portugal nunca foi país para se (sobre)viver da música, nem de coisa nenhuma.
Mas hoje quero falar de uma coisa muito característica que distingue os portugueses de muitos outros povos, e que eu não consigo atribuir a outro facto senão à nossa mal(ben)dita história. Pois que noutros sítios as pessoas vão aos mercados de rua, passeiam pela rua, compram coisas na rua e passam tempo na rua... Assim de repente lembro-me de tantos... Mesmo que esteja mau tempo, frio e chuva, quiçá neve. As pessoas não deixam de sair de casa e há tanto a cultura do mercado, que eu acho tão querida. Cá não, faça chuva, faça vento ou frio (que neve só mesmo lá para os lados da Serra da Estrela) ninguém sai de casa. E mercados? Hum, assim de repente nem por isso. Querem é ir para os centros comerciais, que isso de ir ao mercado de rua é coisa de pobre " A minha avó coitadinha é que trabalhava de sol-a-sol e ia vender ao mercado, nessa altura todá'gente andava de pé descalço e cada um comia meia sardinha ao almoço quando o rei fazia anos!", eu cá quero é ir a centros comerciais que é coisa de rico. Por alguma coisa somos o país da Europa com o maior ou segundo maior (who cares afinal de contas...) centro comercial da Europa, com a maior quantidade de lojas, com a área não sei do quê maior. E na maior parte do ano temos uma temperatura óptima para sair e aproveitar os mesrcados de rua. Se isto não é complexo de pobre então não sei o que será.

No comments: